Governo de Minas recebe representante do PNUD

April 2, 2018

 

No dia 28 de março Servidores do Governo de Minas Gerais se reuniram com a representante do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no Brasil, Mônica Santos.

 

Durante a discussão sobre as iniciativas voltadas para o desenvolvimento das áreas com menor IDH em Minas Gerais, algumas ações previstas no Projeto Minas Indígena, com ênfase na proteção ambiental e sustentabilidade construtiva, foram apresentadas iniciando-se uma conversa para possível apoio do PNUD.

 

O principal tema debatido foi o da sustentabilidade na produção independente do carvão vegetal que tem como principal objetivo a redução do efeito estufa na cadeia produtiva de ferro-gusa, aço e ferroligas no estado de Minas Gerais. Uma das principais ações a serem iniciadas em breve será a criação de um edital, a ser construído em conjunto pelos participantes, para o apoio ao pequeno produtor de carvão vegetal para que ele receba a construção de um forno que inibe a poluição ambiental. O modelo do forno foi desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa com o apoio do governo de Minas, através da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sedectes.

 

Dentre as proposições do Minas Indígena constou o pedido para que um percentual de recursos previstos no edital se volte à população indígena com as quais o Projeto atua para que elas também possam obter os fornos, mas com o objetivo da sustentabilidade construtiva com a produção de telhas e, também, para a queima de peças que usam a argila como matéria-prima visando à não poluição do meio ambiente.

 

Quem desejar conhecer o processo de fabricação do forno poderá assistir ao vídeo através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=ghdAQE3qWaI

 

Representantes dos órgãos governamentais:
Sedectes: Roberto Rosenbaum e Lucas Tonelli
Sedinor: Thiago Lopes
Cohab: Adélia Maia
Idene: Silvia Contreras
Emater: Thiago Almeida
Seedif: Hugo Salomão e Florian
Casa Civil: Paulo Caldeira

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Conheça nosso projeto
Procurar por Tags
Please reload

Siga "PELO MUNDO"
  • facebook
  • instagram-icon-grey.3cf404e5