Minas Indígena conhece o Painel Fotovoltaico Orgânico

March 12, 2019

 

Estamos em fase de desenvolvimento da Casa Xucuru-Kariri, que será no formato “tartaruga”, e por este motivo precisamos buscar alternativas sobre a melhor solução a ser definida para o sistema híbrido de energização (origem hidráulica e outra alternativa).

 

Uma boa opção será o uso de painéis de OPV. Fomos ao centro de pesquisa CSEM Brasil (Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia) e à SUNEW , com o objetivo de conhecer a fabricação, onde recebemos informações nos dadas por Fabiana Drumond, Gabriel Espeschit e Henrique Fiche.

 

O OPV (do inglês, Organic Photo Voltaics ou Painéis Fotovoltaicos Orgânicos) é uma tecnologia feita por meio da impressão de uma tinta orgânica em um substrato, normalmente feito de plástico PET (reciclável). Isso faz com que os painéis tenham características distintas da ideia tradicional de fotovoltaico, como, por exemplo, leveza, flexibilidade e transparência.

A tecnologia foi escalonada pelo CSEM Brasil por meio de um projeto de pesquisa e desenvolvimento e é comercializada pela SUNEW.

 

Conhecemos também a “árvore solar”: coberta por painéis solares - tecnologia, chamada de OPTree, capaz de gerar a energia fotovoltaica sem agredir o meio ambiente e que é uma ótima opção para carregamento de celulares em aldeias nas quais não existem redes de energia elétrica com origem hidráulica.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Conheça nosso projeto
Procurar por Tags
Please reload

Siga "PELO MUNDO"
  • facebook
  • instagram-icon-grey.3cf404e5