Minas Indígena e Movimento Escoteiro criam parceria: a ação ERERRÉ.

November 28, 2018

 

O Projeto Minas Indígena acaba de ganhar uma importante parceria: os Escoteiros do Brasil - Região Escoteira de Minas Gerais, representado pelo 98ºMG - Grupo Escoteiro Parque das Águas (98GEPA) de Belo Horizonte. Foi criada a ação “Ererré - Mil Povos, em Um” (alusão ao cumprimento Krenak). O principal objetivo é o de proporcionar a troca de conhecimentos entre os escoteiros e a população indígena mineira que se dará principalmente com a visita às aldeias. A proposta contempla a execução de caravanas solidárias que visam levar alimentos e vestimentas às famílias indígenas que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social. A expectativa é de que outros grupos de escoteiros da capital, do estado e do país também se envolvam na ação.

 

O primeiro encontro ocorreu neste sábado, dia 24, na sede do 98º GEPA - Parque da Águas/Barreiro. Durante o encontro os indígenas Pataxó, Hayô e Célia Angohó, falaram um pouco sobre a vida na aldeia, os costumes, religião, alimentação, etc. Houve muito interesse por parte das crianças, com idades a partir dos 6 anos, que fizeram muitas perguntas..

Sobre o Escotismo

 

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva as crianças e jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes.

Em nível mundial, o Movimento Escoteiro é regido pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) que é uma organização independente, apolítica e não-governamental. Com mais de 40 milhões de membros, a OMME é o maior movimento de juventude do mundo e é composta de 164 Organizações Nacionais espalhadas por 223 países e territórios em todo o mundo. Fundado em 1907 pelo General Robert Baden-Powell, na Inglaterra, chegou ao Brasil em 1910.

Escotismo no Brasil

 

Atualmente são mais de 100 mil escoteiros presentes em 671 cidades que reúnem 1480 grupos escoteiros: 75% são jovens e 25% adultos. A União dos Escoteiros do Brasil é a única associação reconhecida, filiada e autorizada, pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, a praticar o Escotismo no Brasil.

Quanto à organização, a União dos Escoteiros do Brasil se divide em três níveis: nacional, regional e local.

Quanto aos “Ramos”, são formas de reunir os membros conforme sua faixa-etária e fase de desenvolvimento:

* Lobinho (6,5 e 10 anos)

* Escoteiro (11 e 14 anos)

* Sênior (15 e 17 anos )

* Pioneiro (18 e 21 anos)

Para conhecer um pouco mais sobre o escotismo faça uma visita ao 98GEPA

Av. Ximango, 809 – Bairro Flávio Marques Lisboa (Barreiro) aos sábados da 14h às 17h.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Conheça nosso projeto
Procurar por Tags
Please reload

Siga "PELO MUNDO"
  • facebook
  • instagram-icon-grey.3cf404e5