Iniciada discussão sobre o Centro de Referência do Índio em Belo Horizonte

March 15, 2018

 

Com o intuito de estudar uma ação, dentro do Minas Indígena, voltada para a criação de um Centro de Referência do Índio em Belo Horizonte, nos reunimos com o político mineiro Virgílio Guimarães que sempre abraçou a causa indígena desde sua juventude. Na foto, à esquerda, ele estava em visita aos Maxakali em 1967.

Foi de autoria dele, na década de 90, quando estava Vereador por Belo Horizonte, um projeto específico para um Centro de Referência do Índio que, infelizmente à época, encontrou obstáculos e não foi executado. E o debate caminhou para que se desenvolva um novo projeto nos moldes daquele, ou seja, resgatar uma proposta de grande importância para que agora se torne realidade com o apoio do Governo de Minas, inclusive no que ser refere ao terreno. 

Segundo Virgílio, a ideia permanece a mesma: um local com possibilidade de hospedagem temporária (acolhimento) para a população indígena que venha à capital, espaço para realizações de eventos culturais étnicos, reuniões, refeitório, espaço para comercialização de artesanato indígena, etc.

A próxima etapa será a discussão do tema com a Funai (Fundação Nacional do Índio) para que se estabeleça a metodologia com que a ação ocorrerá

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Conheça nosso projeto
Procurar por Tags
Please reload

Siga "PELO MUNDO"
  • facebook
  • instagram-icon-grey.3cf404e5