Piscicultura Xakriabá

November 26, 2018

 

Entregamos, na semana passada, dez tanques-rede a serem usados na ação do Projeto Minas Indígena, denominada Projeto de Piscicultura: produção de peixes (Tilápia) na Represa do rio Itacarambi/Terra Indígena Xakriabá em São João das Missões - Norte de Minas Gerais..

 

A ação está sendo viabilizada graças ao apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater, que adquiriu os tanques-rede. Em etapa anterior a Coordenadora de Piscicultura da Emater, Vanessa Gaudereto, fez uma apresentação do projeto aos indígenas da Aldeia. Em seguida foram selecionados dez jovens para atuação no projeto que serão capacitados na próxima etapa.

 

A seleção dos indígenas Xakriabá priorizou jovens não apenas para a profissionalização como piscicultores, mas também como estímulo à inibição do êxodo rural/indígena ao promover a segurança alimentar e a geração de trabalho e renda.

 

Esta ação segue o desenho do primeiro eixo do Projeto Minas Indígena: a “união entre as três esferas de governo” visando à comunhão de esforços para obtenção de resultados positivos. Pelo governo federal já contamos com o apoio da Codevasf, responsável pela represa dentro da Reserva Ambiental/Terra Indígena e que autorizou a utilização do lago onde serão criados os peixes; a Secretaria da Saúde Indígena - Sesai que cuidou das análises da água, e aguardamos a Fundação Nacional do Índio - Funai que está se esforçando para a viabilização de um barco que será usado no processo de alimentação dos peixes; pelo governo estadual, Sedinor, Idene e Cohab (órgãos responsáveis pela execução do Minas Indígena); Emater, doadora dos tanques e capacitadora dos futuros piscicultores; Fundação Caio Martins – Fucam, que nos apoiou no transporte dos tanques e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais que, por indicação do Deputado Paulo Guedes, destinará uma emenda parlamentar de 50 mil reais para a compra da ração para alimentação dos peixes. Pelo município de São João das Missões, contamos com o apoio do prefeito, secretários e vereadores.

 

Participaram da entrega o presidente da Associação Xakriabá, responsável na Aldeia pela gestão do projeto, João Pinheiro; o representante local  da Emater, Fernando Macedo; os Secretários de Meio Ambiente, Adailton Santana, de Agricultura, Theo Ramos; e de Transportes, Domingos Pinheiro.; a equipe do Minas Indígena, Adélia Maia, Alexandre Cosso e Leandro Rocha; e os motoristas Ramom (Seplag/MGS) e Geovani (SedpacFucam).

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Conheça nosso projeto
Procurar por Tags
Please reload

Siga "PELO MUNDO"
  • facebook
  • instagram-icon-grey.3cf404e5