Iniciados os trabalhos para o projeto da casa Xucuru-Kariri

May 18, 2018

Recentemente visitamos a etnia Xucuru-Kariri, em Caldas, para um primeiro debate visando ao desenvolvimento do projeto técnico da nova moradia. Antes desse encontro os indígenas já tinham se reunido para definir a forma externa da casa que melhor retratasse seus modos de vida e hábitos culturais definindo que haveria um vínculo com um animal da natureza: a tartaruga!

 

 


Depois do debate, que foi precedido pelo ritual do Toré, fizemos uma atividade participativa na qual os indígenas esboçaram em uma folha de papel o desejo deles sobre a distribuição interna da nova casa.

 

Observando-se os desenhos pode-se extrair algumas diretrizes para que os croquis técnicos comecem a ser desenvolvidos: três quartos; para casal, filhos e filhas; uma maior importância em tamanho para a sala e a cozinha do que para os quartos, demonstrando um olhar de convivência coletiva maior do que a individual; fogão a lenha provido por serpentina para o banho visando a economia de energia elétrica; água quente na pia da cozinha denotando a preocupação quando dos períodos de inverno intenso; varanda na entrada da casa, ou seja, na cabeça da tartaruga e armários embutidos para economizar espaço. 

 

A escolha de um animal como forma da casa foi justificada por eles como sendo um elo de ligação com a natureza. Coincidentemente a tartaruga era um ser sagrado para a antiga civilização Maia: eram associadas à sabedoria ancestral da terra, provavelmente pela grande longevidade; o casco é a sua casa.


Por fim, vistoriamos o terreno principalmente no local onde eles nos indicaram para a implantação das novas casas para que possamos providenciar o levantamento topográfico.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Conheça nosso projeto
Procurar por Tags
Please reload

Siga "PELO MUNDO"
  • facebook
  • instagram-icon-grey.3cf404e5