Etnia Xakriabá produz mudas para recuperação das nascentes


Com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais/Comarca de Manga e do Município de São João das Missões a etnia Xakriabá irá recuperar dez de suas quarenta nascentes de água que estão situadas nas aldeias Prata, Tenda, Santa Cruz, Peruaçu, Pedrinha, Sapê, Riachinho, Barreiro Preto, Vargem e Brejo do Mata Fome.


A primeira etapa consiste na produção das mudas que serão usadas no plantio ao redor das nascentes: em um raio de 50m cada nascente receberá de mais de mil mudas de plantas típicas do cerrado.


Com o objetivo de melhores resultados o Município, através das secretarias de meio ambiente e de agricultura, buscou o apoio do Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - que ministrou cursos de “produção de sementes e mudas de espécies florestais nativas” capacitando alguns indígenas nos temas construção de viveiro, coleta de sementes, preparação do solo, adubação, produção das mudas e a legislação vigente.


A coleta de sementes considerou a busca por sementes típicas da área de cada nascente uma vez que são distintas, mas todas nativas do cerrado.

Considerando o reaproveitamento de garrafas PET, as mesmas são utilizadas durante a coleta e no armazenamento de algumas sementes, sendo que outras delas precisam ser armazenadas em vidros lacrados.


As principais são: angico vermelho, araticum, braúna do sertão, aroeira do sertão, cagaita, cedro, chicha, itapicuru, pequi, pau-ferro, jatobá do cerrado, ipê-roxo, imburana, juazeiro, mangaba, umbuzeiro, dentre outras.

Para conhecer o Projeto ou seguir o seu roteiro bastando fazer o download, acesse o link abaixo.


https://www.minasindigena.mg.gov.br/meioambientenascentes


Conheça nosso projeto
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • facebook
  • instagram-icon-grey.3cf404e5