A Etnia Krenak e a tragédia de Mariana

September 27, 2017

O Coordenador Regional da Funai em Minas Gerais e Espírito Santo, Thiago Henrique Fiorotti, que concluiu oe Mestrado em “Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais” pela Universidade de Brasília – UnB,  e sua Orientadora, a Doutora Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti, assinam o artigo “ Tragédia do Povo Krenak pela Morte do Rio Doce / Uatu, no Desastre da Samarco / Vale/ BHP, Brasil”, publicado no Portal “Fronteiras – Journal of Social, Technological and Environmental Science”.

O artigo foca o olhar no maior desastre ambiental da história do Brasil, ocorrido em 2015: o rompimento da barragem de mineração da Samarco/Vale/BHP, em Mariana/MG, responsável por uma grande  tragédia ambiental, social e econômica.

O objetivo do artigo é descrever os impactos do rompimento da Barragem gerando conflitos pelo uso da água e colocando em risco a sustentabilidade do povo Krenak: um dos povos mais atingidos!

A pesquisa de natureza qualitativa utilizou dados primários e secundários. Os resultados demonstram que o desastre provocou a morte de peixes, e outros animais, importantes para a segurança alimentar tradicional Krenak.

As famílias ficaram sem água potável, impossibilitando as atividades sociais, de educação, saúde, cultura, religião, economia e lazer. Na visão dos Krenak a principal consequência foi a morte do Uatu  (rio sagrado/rio grande/Rio Doce) subtraindo um importante elemento da sua identidade, territorialidade e sustentabilidade.

Para ler o artigo clique em “Biblioteca/Academia

Ainda sobre o tema, inserimos na “Pena” “Vídeos” um documentário sobre a resistência do povo Krenak de Resplendor (MG) denominado “Reformatório Krenak” (de Rogério Corrêa, 2016), que também abrange o impacto do desastre ambiental. A videorreportagem foi realizada pelo Itaú Cultural e pela Procuradoria Regional de Direitos do Cidadão – do Ministério Público Federal – de Minas Gerais.