Minas Indígena mapeará as Cavernas Xakriabá

August 10, 2017

 

 

O Projeto Minas Indígena submeteu uma de suas ações, “Cavernas Xakriabá” ao Edital de Chamamento Público de Patrocínio a Projetos e Eventos, para o segundo semestre de 2017 da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - Codemig. Das 480 propostas recebidas, 130 foram selecionadas, dentre elas o “Projeto Cavernas Xakriabá”.

 

A Reserva Xakriabá, que se encontra na mesma região do Parque Nacional de Cavernas do Peruaçu, possui aproximadamente 50 cavernas inexploradas com riqueza geológica altíssima e a Ação prevê o cadastramento de trinta delas detalhando todas as suas características: localização georreferenciada, volume e detalhamento físico (espeleotemas, pinturas rupestres e possíveis sítios arqueológicos). Ao final da intervenção pretende-se criar um roteiro ecoturístico, para posterior submissão à Funai visando à implantação e capacitação de indígenas como ecoguias.

 

A execução se dará com a participação de um aluno de Geologia da UFMG, supervisionado por um professor-orientador .

 

A expectativa é de que, ao final do Projeto, sejam produzidas peças científicas documentando no Município de São João das Missões / Estado de Minas Gerais  mais uma parte de seu território com suas riquezas geológicas, arqueológicas e, provavelmente, paleontológicas.

 

Para conhecer a Ação Cavernas Xakriabá clique em:

 

 “Projetos/Xakriabá/Geologia/Ação: Cavernas Xakriabá

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Conheça nosso projeto
Procurar por Tags
Please reload

Siga "PELO MUNDO"
  • facebook
  • instagram-icon-grey.3cf404e5