Projeto Nascentes Xakriabá


Na Terra Indígena Xakriabá existem aproximadamente quarenta nascentes de água e algumas delas estão à beira da extinção.


Partindo-se do entendimento de que a água potável é de suma importância para a etnia Xakriabá que convive com grande escassez hídrica, a Ação “Nascentes Xakriabá” foi desenvolvida dentro do “Projeto Minas Indígena” prevendo-se a recuperação das dez nascentes mais prioritárias. Este Projeto foi submetido ao “Projeto Plantando o Futuro” objetivando o apoio financeiro para a sua execução.


O “Projeto Plantando o Futuro”, coordenado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), foi idealizado pelo Governador Fernando Pimentel, e visa o plantio de 30 milhões de árvores compreendendo a recuperação de 40 mil nascentes, 6.000 hectares da mata ciliar e 2.000 hectares de áreas degradadas, em todos os 17 Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais, até dezembro 2018.



As ações previstas para a recuperação de cada uma das dez nascentes compreendem cercamento, produção e plantio

de mais de dez mil mudas de espécies vegetais nativas típicas do cerrado, além de conscientização dos nativos e educação ambiental das crianças.


Tendo em vista que o Governo de Minas Gerais, por intermédio da Codemig, e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), assinaram termo de cooperação técnica que prevê a possibilidade de aplicação de recursos recolhidos pelo Ministério Público de Minas Gerais, oriundos de medidas compensatórias de danos ambientais praticados por pessoas físicas ou jurídicas, após a aprovação pelo Plantando o Futuro a Ação foi submetida ao Ministério Público tendo também sido aprovada.


O Município de São João das Missões será o responsável pela execução, a ser coordenada pela equipe do Minas Indígena, e com ele a Procuradoria de Manga, Comarca da Região, assinará um Termo de Cooperação Técnica visando à liberação dos recursos.


Para conhecer a Ação Nascentes Xakriabá clique em:

“Projetos/Xakriabá/Meio Ambiente/Ação: Nascentes Xakriabá”


Para conhecer o Projeto Plantando o Futuro clique em: www.plantandoofuturo.mg.gov.br

Conheça nosso projeto
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • facebook
  • instagram-icon-grey.3cf404e5